“Precisamos da parceria dos bancos de fomento oficial para impulsionar ainda mais o crescimento agrícola da região oeste do Estado, agroindustrializar e agregar valor ao produto”, afirmou o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, durante o lançamento da Bahia Farm Show, 2016, no dia 03 de dezembro. O evento aconteceu no stand da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), instalado no Parque de Exposições de Salvador, durante a 28ª edição da Fenagro. O secretário ressaltou que “os produtores da região oeste já demonstraram que são grandes empreendedores, ampliando a área plantada de 100 mil hectares para dois milhões. Essa evolução é a prova de que eles estão sabendo utilizar os recursos, investindo em modernização e tecnologia, e avançando cada vez mais em produtividade”.
O vice-governador do Estado, João Leão, destacou que “temos hoje o melhor algodão do mundo e agora precisamos agroindustrializar. Juntas, as secretarias da Agricultura (Seagri), de Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Rural (SDR) e Econômico (SDE), podem fazer uma revolução na Bahia, mas precisamos da parceria dos bancos para acelerar o desenvolvimento no Estado. Não tem sentido exportarmos algodão pelos portos de Santos e Paranaguá, quando poderíamos agroindústrializar esse produto na própria região oeste”.
A 12ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do Brasil e do Matopiba, acontece no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), entre os dias 24 e 28 de maio de 2016. A feira, realizada pela Aiba, é a demonstração da potencial agrícola do oeste, responsável pela produção de 100% da soja da Bahia. O milho cultivado na região abastece 90% do Norte e Nordeste e a produção de algodão torna a Bahia a segunda maior produtora da cultura do Brasil.
“A Bahia Farm se transformou na feira do Matopiba e a intenção é promover a interação entre entidades públicas, indústrias de maquinários e equipamentos, e produtores rurais. A feira possui maquinário para todos os produtores, pequeno, médio e grande”, declarou o presidente da Aiba, Júlio Busato.
O Matopiba é a última fronteira agrícola do país, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela abrange 337 municípios e 31 microregiões, num total de 73 milhões de hectares. A Bahia ocupa 18,06% da área, com 13,2 milhões de hectares e 30 municípios.
Texto: Ascom Seagri Foto: Ascom Aiba
Deixe um comentário