Abapa capacita jovens por meio dos cursos do Pronatec

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Abapa capacita jovens por meio dos cursos do Pronatec

Na última sexta-feira (30), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou, em Luís Eduardo Magalhães, a aula de encerramento do ciclo de atividades dos cursos profissionalizantes de Tratorista Agrícola e Mecânico de Motor a Diesel, desenvolvido pelo Centro de Treinamento (CT) da entidade, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na oportunidade, foi promovida uma cerimônia de encerramento com os 25 estudantes qualificados depois de três meses de cursos com teoria e prática somando um total de 200 horas/aula.

Durante o encerramento das aulas, eles produziram uma “mandala coletiva” com mensagens sobre a importância do conhecimento prático adquirido desde o final de abril, e o diferencial conquistado para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Os cursos foram destinados para jovens com idade entre 18 e 29 anos, e que estavam desempregados, ou que possuíssem uma renda familiar baixa.

Entusiasta e articulador junto ao Governo do Estado para a vinda dos cursos do Pronatec, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita no êxito desta parceria para abrir esta oportunidade de cursos para os jovens da comunidade da região. “Tenho certeza que, para eles, os cursos vão possibilitar uma nova vida profissional para o mercado de trabalho, principalmente no setor agrícola. É uma oportunidade que tenho certeza que estes alunos irão agarrar e se tornarão excelentes profissionais conquistando empregos com qualidade e renda compatível para o sustento das suas famílias. Este é um setor que precisa de jovens capacitados para continuar prosperando”, afirma.

A Abapa por meio do Centro de Treinamento deve superar as 10.526 mil pessoas treinadas em 383 atividades no ano passado com a promoção de cursos visando a operação e manutenção de máquinas agrícolas, atendimento visando a saúde e segurança do trabalhador no campo, além de capacitações visando o aperfeiçoamento dos profissionais da área administrativa das fazendas. Os cursos profissionalizantes do Pronatec foram realizados pela Abapa por meio do CT, em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia (SUPROT), Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e a Agrosul – John Deere.

Assessoria de Imprensa Abapa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *