Agricultura familiar apresenta modelo de diversificação das atividades agrícolas durante a Bahia Farm Show 2017

Instituto AIBA > Notícias > Bahia Farm Show > Agricultura familiar apresenta modelo de diversificação das atividades agrícolas durante a Bahia Farm Show 2017

“Agricultura não tem tamanho, tem escala”, define o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, defendendo a participação, na Feira, de pequenos, médios e grandes agricultores. Para ele, os temas abordados no evento, bem como as tecnologias apresentadas pelos expositores são de interesse de todos os produtores rurais.

Assim, a Bahia Farm Show terá, mais uma vez, uma área reservada à agricultura familiar, para que os agricultores que produzem em menor escala também tenham acesso às mais novas tecnologias que prometem aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Além de participarem como expectadores, a categoria também irá expor. Sob o comando da Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, a agricultura familiar deve simular uma pequena propriedade rural, onde o Sistema Mandala será a base econômica, com o foco na produção de alimentos para o sustento familiar. “O objetivo é garantir a alimentação da família e o excedente comercializar”, explica o secretário de agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa.

Ele acrescenta que o Sistema Mandala, que será apresentado durante a Feira, busca diversificar as atividades agrícolas com a finalidade de melhorar o padrão alimentar das famílias e aumentar a renda através da introdução de tecnologia apropriada e de baixo custo de produção. Também conhecido como Alternativa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (APAIS), é uma tecnologia social que propicia aos agricultores familiares a chance de produzir sem o uso de defensivos agrícolas.

Durante a 13ª edição da Bahia Farm Show, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, será possível conhecer melhor o projeto, onde a base econômica estará na diversificação agrícola e na criação de frangos. “A integração permite a otimização da produção, os frangos produzem carne, ovos e esterco para o próprio sistema. O que sobrar pode ser vendido e ainda aproveitado para alimentação dos animais, e para o consumo humano”, diz o técnico da secretaria, Rubens da Anunciação.

Todas as etapas para o funcionamento do sistema poderão ser conhecidas pelos frequentadores da Bahia Farm Show, desde planejamento, custos de produção, plantio, culturas mais apropriadas, criação de animais e, finalmente a comercialização.  Para esta última fase será montada uma pequena feira onde os produtos serão expostos para venda. Tudo de forma sustentável e ecologicamente correta.

Araticum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *