Aiba participa da IV reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Região Oeste

Instituto AIBA > Notícias > Meio Ambiente > Aiba participa da IV reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Região Oeste

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participou, nesta sexta-feira (15), da IV reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Região Oeste. O principal objetivo do encontro, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foi apresentar os resultados das ações do Bahia Sem Fogo no oeste da Bahia e contou com a participação, além da Aiba, dos membros do Subcomitê e representantes das Secretarias de Meio Ambiente da região, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), brigadistas voluntários e ONGs.

Durante essa última reunião do ano de 2017, com a presença de 42 pessoas, as prefeituras municipais e brigadas falaram das ações realizadas em seus municípios e também a Secretária do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) realizou a apresentação das atividades desenvolvidas pelo Projeto Cerrado, através das consultorias de geoprocessamento e mapeamento das áreas de risco, além da apresentação da reformulação do plano de combate aos incêndios florestais.

Já o Prevfogo, apresentou as ações realizadas no oeste e os resultados dos polos de atuação por parte da Aiba nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Segundo o analista Ambiental da Aiba, Eneas Porto, as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais realizadas pelos produtores rurais através da Associação tem se somado aos esforços do Programa Bahia sem Fogo. “As ações de prevenção e orientações em períodos que antecedem aos períodos críticos de seca (entre junho e outubro) são fundamentais para reduzir os impactos do fogo na região”, destacou Eneas que apresentou os dados e resultados obtidos durante esse ano.

Como facilitadores, estiveram presentes no evento Saul Reis e Fabíola Cotrim, ambos do Inema, Cap. BM Regane do 17 GBM, Silvani Honorato e os consultores da Sema Sara Moura e Ronivon Rodrigues.

Ascom Aiba com informações da Ascom Inema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *