A Câmara dos Deputados aprovou mudanças na lei que regulamenta a profissão de caminhoneiro. Entre elas, está o aumento da jornada de trabalho, que era umas das principais reivindicações da categoria.
Os parlamentares que apoiam a flexibilização querem uma lei que funcione na prática. O texto que saiu da Câmara prevê que o caminhoneiro que trabalha oito horas e que antes só podia fazer duas horas extras, agora faça até quatro horas extras por dia e o descanso diário, que era de nove horas sem interrupção, passará para oito horas.
A pausa de meia hora, que hoje é obrigatória a cada quatro horas, poderá ser feita após seis horas de viagem. A polícia não poderá mais aplicar multas em trechos de rodovias sem estrutura. Fará apenas blitz educativa.
Os caminhoneiros que acompanharam a sessão comemoraram. João Batista Medeiros mora em Brasília e há 12 anos comprou o próprio caminhão para fazer fretes por todo o país. Ele diz que é muito difícil cumprir a jornada de trabalho determinada pela lei em vigor.
O texto do projeto de lei segue agora para o Senado.
Fonte: G1
Deixe um comentário