Complexo Interagro é inaugurado com o objetivo de integrar e fortalecer a cadeia do agro

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Complexo Interagro é inaugurado com o objetivo de integrar e fortalecer a cadeia do agro

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento das entidades representativas do agronegócio e, por consequência, da atividade agrícola praticada na região, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) inaugurou na última semana, o Complexo Interagro. O evento contou com a presença de produtores rurais, empresários, representantes de entidades do agronegócio, autoridades e lideranças do município e região.

Ao fazer o uso da palavra, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, destacou a importância de mais esta obra para a região.  “Essa união, esse foco que o Oeste da Bahia consegue ter só nos faz engrandecer. A representatividade é válida. Muito já fizemos pela nossa região, por meio de nossas representações nos sindicatos. Isso porque temos responsabilidade com o nosso setor. Esta obra hoje tem um significado muito especial. Além de ter a melhor estrutura em nosso Estado, o Sindicato nos mostra, através de sua presidente, que só conseguiremos avançar em nossos propósitos com a união de toda a categoria. O Sindicato, na gestão da presidente Carminha, está realmente de parabéns”, disse.

Para o presidente da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, o complexo deve agregar ainda mais na qualificação profissional de produtores e trabalhadores rurais. “Este espaço muito nos alegra, pois aqui teremos treinamentos da mão de obra em parceria com outras entidades, um trabalho que antes já acontecia, mas que agora só se fortalece. Com certeza são mais resultados, mais benefícios para a nossa classe produtora”, evidencia.

Representando o prefeito municipal, o secretário de Agricultura, Franco Bosa, ressaltou a função da atual gestão e a importância da obra para a verdadeira integração dos elos da cadeia do agronegócio. “Hoje é um dia de festa. Percebemos que aqui tem contribuição de todos os produtores rurais, pois uma semente foi plantada no passado, cresceu e, até hoje, vem crescendo, cada vez mais. Importante destacar a função imprescindível de nossa presidente, mas dizer, também, que todos nós agricultores estamos de parabéns”, reiterou.

Serviços à comunidade rural

Na sequência, a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, frisou que o Complexo Interagro contará com a presença de diferentes entidades do agro que, uma vez juntas, reunidas em um mesmo espaço, devem agregar ainda mais valor as suas atividades e, por consequência, aos produtores rurais. “Essa foi uma forma que nós encontramos de afinar a parceria com essas instituições e aumentarmos os serviços prestados à comunidade rural. Como presidente, para mim é motivo de orgulho poder edificar e inaugurar essa obra que tem a força do produtor. O meu papel foi otimizar e dar funcionalidade para este espaço, com mais eficiência. É nosso desafio melhorar as nossas instalações, que já vêm sendo usadas com frequência pela comunidade. Além desta obra, que para nós é uma conquista, não posso deixar de lembrar algumas de nossas realizações, como a conquista do curso Técnico em Agronegócio e a vinda da Faculdade CNA, uma realidade que está muito próxima de se concretizar. São ações que verdadeiramente representam a nossa bandeira, que é a da qualificação profissional da mão de obra regional. Para finalizar, gostaria de ressaltar que não é possível defender uma categoria sem a união e o fortalecimento das principais entidades representativas. O interesse de todas é o mesmo, por isso as instituições devem andar juntas”, disse.

Ao concluir o seu pronunciamento, a presidente fez a entrega das chaves das salas para as associações que passarão a ter sede no Complexo Interagro, dentre elas, a Associação da Classe Contábil de Luís Eduardo Magalhães (ACCL) e a Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé). Outras entidades, após prévio contato e avaliação do Sindicato, devem passar a incorporar o grupo das entidades com sede na estrutura do complexo, localizado nas dependências do Centro de Treinamento Regional do Sindicato.

Após este ato simbólico, autoridades e convidados presentes foram recepcionados ao pátio, local onde aconteceu o descerramento da placa em homenagem ao produtor Jose Alípio Fernandes da Silveira e família, que fizeram a doação do trator que embeleza o Sindicato e que traduz toda a perseverança dos produtores rurais oriundos de diferentes regiões que desbravaram e tornaram produtivas as terras do Cerrado no Oeste baiano. Encerrada a cerimônia, uma assembleia geral ordinária foi realizada com o objetivo de prestar e aprovar as contas relativas ao exercício de 2016, bem como submeter para aprovação, a previsão do orçamento para o corrente ano. Ao final da assembleia, um jantar foi servido aos convidados presentes.

Ascom SPRLEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *