Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Contas de 2019 são aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral da Aiba e Iaiba

As operações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Instituto Aiba (Iaiba), referentes ao exercício 2019, foram apresentadas aos associados durante Assembleia Geral Ordinária, realizada na tarde da última segunda-feira (29). Em função da pandemia, a reunião foi transmitida virtualmente, para evitar aglomeração. Os que acompanharam presencialmente, adotaram os protocolos de segurança, como distanciamento e o uso de máscara e álcool gel. Após o parecer do Conselho Fiscal, os votantes aprovaram, por unanimidade, as contas relativas ao período. Representantes das áreas contábil, administrativa e fiscal apresentaram os números de cada setor, com detalhamento das receitas e despesas realizadas pela Aiba no ano de 2019. Nestas áreas, os dados mostraram que os muitos ajustes executados, com o sentido de reduzir os gastos, foram decisivos para a manutenção da sanidade financeira da instituição. Entre as ações ressaltadas estão o Programa Fitossanitário, que atua na prevenção da disseminação de pragas nas lavouras; as ações da Assessoria de Comunicação, no sentido de promover, junto aos associados e à sociedade, o conhecimento sobre as contribuições do agronegócio para a região; um balanço dos projetos e programas realizados pela Diretoria de Meio ambiente e Irrigação, dentre eles, a transferência de tecnologia para pequenos produtores e o programa de recuperação de nascentes. Os projetos de infraestrutura que têm sido desenvolvidos pela Aiba, com o apoio de parceiros como a Abapa, Fundeagro, Prodeagro e entidades governamentais e a Operação Safra também foram apresentados com números e previsões. Na sequência, teve início a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Aiba (Iaiba). Após a apresentação do balanço contábil e uma explanação sobre a atuação do Instituto frente aos problemas sociais na região, também do ano de 2019, as contas foram aprovadas de forma unânime. “É um trabalho contínuo, realizado na Aiba e no Iaiba. Quando a administração trabalha de forma transparente, sempre disponibilizando as informações para quem quiser saber, os associados percebem que os recursos estão sendo bem aplicados. Nós não temos nenhum problema em mostrar um ou outro ponto que apresentou déficit, porque todos os programas têm a fonte e a aplicação de recursos separados”, disse Celestino Zanella, presidente da Aiba e do Iaiba, “Em relação a 2019 nossa missão está cumprida. E estamos trabalhando para ter o mesmo êxito nas contas de 2020”, finalizou.   Ascom Aiba