Do pequeno ao grande produtor rural, Bahia Farm Show 2017 garante inovação e tecnologia no dia a dia do campo

Instituto AIBA > Notícias > Bahia Farm Show > Do pequeno ao grande produtor rural, Bahia Farm Show 2017 garante inovação e tecnologia no dia a dia do campo

A grande demanda por alimentos no mundo tornou a produção mais acelerada e propiciou o surgimento de tecnologias no setor agrícola. Tanto a agricultura produzida em larga escala quanto as pequenas propriedades, que praticam a agricultura familiar, foram beneficiadas com a chegada ao mercado de novas máquinas, implementos, técnicas e estratégias empregadas no manejo.

O estande da Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães mantém, na Bahia Farm Show 2017, um espaço dedicado ao pequeno produtor. Na área, foi construído um sistema de plantio de hortas, integrado com um criatório de aves, ambos servidos por um equipamento de energia solar – que alimenta a bomba que enche o reservatório -, conjugados com um quintal agroecológico, que produz mamão, banana, laranja e está apto ao plantio de outras espécies de frutas tropicais.

“Estamos aproveitando o ambiente da feira para ensinar ao trabalhador que ele deve ter mais de uma alternativa de produção. Enquanto um está na entressafra, o outro está produzindo, essa é a ideia da horta e do quintal”, justificou Adjael Dias da Silva, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), consultor do projeto.

Há também a orientação para que o pequeno produtor possa adquirir, junto aos bancos públicos, recursos para custear a plantação e a montagem de um pequeno negócio, seja por meio de crédito agrícola ou por financiamento de fundos perdidos.

“Não adianta trazer algo grandioso e caro para o pequeno agricultor, não é isso que ele precisa. Temos de oferecer as condições para ele aprender mais e produzir na própria terra. Muitas vezes isso se resolve com a orientação e a capacitação”, disse o secretário de agricultura do município, Franco André Bosa.

Ao trazer equipamentos que podem elevar significativamente a produção, os expositores demonstram o interesse em vender para associações de pequenos produtores e diretamente, para os próprios agricultores. Na Bahia Farm Show de 2017 algumas marcas trouxeram roçadeiras, trituradores, forrageiras, podadores, sopradores e pulverizadores. Outro atrativo para o segmento é a linha de microtratores, que atende a diversas modalidades de trabalho na agricultura e na pecuária.

Araticum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *