Fundação Bahia e Embrapa realizam pré-lançamento das cultivares de soja e algodão durante Bahia Farm Show

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Fundação Bahia e Embrapa realizam pré-lançamento das cultivares de soja e algodão durante Bahia Farm Show

Fundação Bahia e Embrapa realizaram o pré-lançamento das cultivares transgênicas de soja BRS 8383IPRO e algodão BRS 437B2RF, nesta quarta-feira (01), durante a 16ª edição da Bahia Farm Show. As cultivares são o resultado de programas de melhoramento por meio de pesquisas realizadas pela parceria, e buscam atender as demandas do produtor rural do cerrado brasileiro na resolução de problemas no campo.

A BRS 437 B2RF é resistente à mancha de ramulária, a doença azul, bacteriose e mosaico comum. Já a BRS 8383IPRO, é resistente a mancha olho de rã, pústula bacteriana, dentre outras doenças. De acordo com os dados apresentados pelo representante de Desenvolvimento de Mercado da Fundação BA, Márcio Robério, a cultivar de algodão possui fibra de alta qualidade e elevada produtividade, com um potencial produtivo de 6.015 quilos por hectare de algodão em caroço e 2.425 quilos por hectare de pluma. A cultivar de soja, além de apresentar eficiência fisiológica e sanidade, tem elevado potencial produtivo, acima de 5 mil quilos por hectare nas regiões de adaptação.

O presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, destacou o trabalho das equipes de pesquisas coordenadas pelo chefe geral da Embrapa Cerrado, Sebastião Pedro da Silva Neto. “Eu sempre fui admirador da Embrapa, porque sei o que foi a agricultura há 40 anos atrás. Conseguimos ótimos resultados com as pesquisas relacionadas à soja, tenho certeza que no algodão não vai ser diferente. Parabéns e muito obrigado pela parceria”, pontuou.

As duas novas cultivares poderão ser conhecidas na vitrine e no estande da Embrapa instalados na Bahia Farm Show, até o próximo sábado (4), último dia do evento. Até lá o público poderá conhecer também as novidades em máquinas, insumos e implementos destinados ao segmento do agronegócio. O funcionamento da feira é das 9h às 19h.

 

Ascom Bahia Farm Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *