Kits de irrigação incrementam produção de alimentos no Oeste da Bahia

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Kits de irrigação incrementam produção de alimentos no Oeste da Bahia

A disseminação de tecnologia para garantir a sustentabilidade econômica dos pequenos e médios agricultores é uma das diretrizes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), gerando mais emprego e renda no campo. Depois da entrega de oito kits de irrigação, em junho deste ano, os produtores da zona rural de Barreiras começaram a colher os resultados com a agricultura irrigada. Nesta primeira etapa, em parceria com o município, a Abapa apoiou a produção de hortas, frutas e legumes do Assentamento Ilha da Liberdade e das localidades da Cana Brava, Melancia e Nanica.

Um dos contemplados pela tecnologia, o agricultor da Nanica, João de Almeida Pereira, está satisfeito com os resultados na lavoura ao ampliar e diversificar a sua produção. “Sou produtor de tomate e pimentão, tenho orçamento contado e nem sempre consigo fazer investimentos. Com esse kit irrigação, plantei uma área de quase um hectare de melancia, suficiente para eu ter lucros e conseguir expandir a área de produção. Este foi um grande estímulo para crescer um negócio que parecia distante”, afirma, depois de vender um lote de 70 unidades de melancia.

O diretor do Departamento de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia (Semat), Francisco José dos Santos Neto, reforça que parceria com a Abapa, dentro do programa Vale Produtivo, foi fundamental. “Enquanto a entidade entrou com os equipamentos, o município garante a assistência técnica. A perspectiva é contemplar novos agricultores com os kits de irrigação possibilitando o crescimento de na produção de hortaliças e frutas no campo, possibilitando mais renda e a fixação dos pequenos e médios agricultores no campo”, afirma.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, a inserção de tecnologia vem garantindo maior produtividade possibilitando maior rentabilidade ao produtor. “Vivemos em uma região com enorme potencial hídrico, e que precisa ser aproveitado na época da chuva e da estiagem, com o uso da terra ao longo de todo o ano. Mas, para isto, é preciso tecnologia e assistência técnica, que vem sendo proporcionado pela Abapa em parceria com os municípios parceiros no Oeste e Sudoeste da Bahia. A entidade vem contribuindo com a produção agrícola ao apoiar os pequenos e médios agricultores garantindo o desenvolvimento da produção no campo”, afirma.

A Abapa iniciou o projeto de apoio a pequenos e médios agricultores em 2014 e já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa, com a doação de kits de irrigação e pacote tecnólogico.  Para este ano, ao longo desta safra 2019/2020, a entidade investiu um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro.

 Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *