Operação Safra é lançada no oeste da Bahia

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Operação Safra é lançada no oeste da Bahia

Com o objetivo de levar policiamento ostensivo à zona rural, foi oficialmente lançada, nesta quinta-feira (18), em Barreiras, a Operação Safra 2018-19. A ação, que terá duração de seis meses, leva o efetivo policial a percorrer mais de mil propriedades rurais em 12 municípios do oeste baiano.

“Já é o quinto ano da operação e esperamos ter os ótimos resultados que tivemos nos outros anos. Sob o comando do Coronel Ozival, em Barreiras e região ficaram os policiais que vão coibir os roubos de cargas de veículos e abordar qualquer indivíduo em atividade suspeita durante esses meses”, ressalta o Comandante Geral da PM-BA, Coronel-PM Anselmo Brandão.

Neste período, serão utilizadas viaturas na patrulha terrestre e um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), que estará de prontidão em sua base para decolar e fazer a varredura aérea, caso seja necessário.

“O que devemos ter em mente é que se o agronegócio vai bem, a economia também, porque consequentemente geram empregos e rendas, e isso faz o país alavancar. Os roubos ocasionados nas fazendas afetavam diretamente na estabilidade dessa atividade econômica. Desejo boa sorte a todos os policiais envolvidos na Operação e agradeço, em especial, pela parceria a Aiba, Adab e todas as outras instituições envolvidas”, disse o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

Para os produtores rurais, a ação, que acontece pelo quarto ano consecutivo, proporciona mais segurança às comunidades agrícolas, permitindo que o agricultor possa cuidar do plantio sem o temor de sofrer qualquer tipo de violência. A ação da Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de produtos e defensivos agrícolas.

“Além de infraestrutura, o agricultor precisa de segurança para poder desenvolver o seu trabalho com tranquilidade, se preocupando mais com os trabalhos desenvolvidos nas lavouras e menos com a insegurança. A segurança é muito importante para nosso setor que é um dos principais gerador de empregos. Que nessa Operação Safra tenhamos ainda mais sucesso”, ressaltou o presidente interino da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Luiz Antônio Pradella.

Desde o início do mês de outubro, as patrulhas iniciaram as blitz e visitas às unidades produtivas, a fim de coibir o índice de assaltos na área rural. Realizada pela Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Oeste e do Comando de Policiamento Especializado, a Operação conta com a participação das seguintes Unidades Operacionais: 85 e 86 CIPM, CIPT-Oeste, CIPE Cerrado, GRAER e 3ª Companhia de Polícia Rodoviária. A Aiba apoia a Operação Safra na parte logística, para que esses policiais, quando estiverem no campo, tenham todo o amparo possível para a realização das ações.

 

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *