Com a participação da imprensa regional e nacional presente na cobertura da Bahia Farm Show 2019, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou nesta quarta-feira (29) o “Prêmio Abapa de Jornalismo”. O presidente da entidade, Júlio Cézar Busato, apresentou a iniciativa que prevê a premiação de profissionais e estudantes que produzirem reportagens publicadas com o tema: “Agronegócio com foco na Cotonicultura”. Serão duas categorias – Profissionais e Jovem Talento – e o regulamento completo e o período de inscrição estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira (5) no site da Abapa em: www.abapa.com.br.
“Esta é uma forma de prestar a homenagem à uma profissão tão importante para o desenvolvimento e crescimento da sociedade, e que vem mostrando para quem mora na cidade a importância da agricultura sustentável praticada pelo homem do campo”, afirma Busato. Os jornalistas profissionais, devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), poderão apresentar reportagens publicadas nas mídias: Internet, Jornal e Revista Impressa e TV, com R$ 10 mil em premiação para cada uma destas subcategorias.
Na categoria “Jovem Talento”, serão inscritos somente estudantes de faculdades baianas parcerias que vão participar de uma visita técnica para conhecer “in loco” a produção de algodão da Bahia, o segundo maior produtor do Brasil. Presente no lançamento do Prêmio, Juliana Miura, jornalista da Embrapa Cerrados, acredita que a iniciativa é importante para incentivar uma cobertura com mais profundidade dos temas ligados ao setor agrícola. “Existe um certo desconhecimento por parte de quem mora na cidade e é importante mostrar o quanto a agricultura mudou nas últimas décadas, se tornando mais tecnificada, mais produtiva e sustentável”, afirma.
Para a repórter do site Agrolink, Eliza Maliszewski, que está trabalhando na cobertura da Bahia Farm Show, as premiações podem ser um incentivo e chamar a atenção para a produção de algodão do estado da Bahia. “As premiações também são uma forma de reconhecimento à produção de qualidade dentro das redações. A Abapa está de parabéns pela iniciativa”. Criada em maio de 2000, a Abapa tem a missão de representar os interesses da cotonicultura do Estado da Bahia e promove o algodão baiano nos mercados nacional e internacional de forma sustentável e integrada.
Assessoria de Imprensa Abapa
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