Soja Plus realiza visitas técnicas às fazendas do oeste baiano

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Soja Plus realiza visitas técnicas às fazendas do oeste baiano

O Programa Soja Plus encerrou, no último dia 3 de agosto, mais um mutirão de visitas técnicas às propriedades rurais do oeste da Bahia. Em 19 dias, as equipes percorreram 14 fazendas, onde avaliaram a aplicação da legislação socioambiental em cada uma delas. Com o intuito de promover as adequações necessárias, em cada unidade visitada, os técnicos aplicaram um questionário com indicadores ambientais, trabalhistas e sociais; orientaram os produtores e funcionários rurais e, ainda, distribuíram materiais (placas de sinalização, manual de construções rurais, vídeos técnicos, fichários de controle de documentação e caixa de primeiros socorros). Tudo sem custo para o agricultor.

Este ano, as visitas técnicas contaram com duas novidades: a coleta hídrica para análise de potabilidade e o levantamento das estações agrometeorológicas presentes nas fazendas. A primeira busca avaliar a qualidade da água destinada ao consumo humano nas propriedades e avaliar se atende aos requisitos do Ministério da Saúde. Já a segunda iniciativa tem a finalidade de alimentar um banco de dados, visando, de forma integrada, auxiliar no acompanhamento das condições climáticas da região.

O mutirão encerrou, mas a ideia é manter as visitas periódicas. Até o final do ano, o Programa pretende contabilizar 50 fazendas atendidas. Somada às visitas, o Soja Plus vai realizar, ainda, uma série de cursos de capacitação sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construção e novo código de trabalho. No início de 2019, deve ser lançada a Cartilha sobre gestão de resíduos (sólidos e efluentes), que já está em fase de elaboração.

  Ascom Aiba  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *