Aciagri divulga calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias para julho

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Aciagri divulga calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias para julho

A Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) divulgou nesta semana, o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas para o mês de julho. Ao total serão quatro ações, atendendo agricultores e pecuaristas dos municípios de Barreiras, Riachão das Neves e São Desidério, no oeste baiano.

De acordo com a Central Campo Limpo de Barreiras – unidade responsável pelo recebimento do material, nesta etapa, a ação beneficiará centenas de pequenos produtores rurais atendidos pelos projetos de irrigação implantados e gerenciados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e terá o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias ( inpEV), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e prefeituras municipais.

A ação que consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) iniciará no dia 23 de julho, atendendo agricultores do Distrito de Irrigação de Projeto São Desidério e Barreiras Sul (DISB), tendo como coleta dois pontos: a sede do DISB e o povoado de Baraúna.

No dia seguinte, 24 de julho, finalizando a ação em Barreiras, o recebimento será em Barreiras Norte e o ponto de apoio será na sede da Associação de Produtores do Barreiras Norte (Aproban). No dia 25 de julho, a equipe segue para o município de Riachão das Neves, com recebimento no Distrito de Irrigação de Riacho Grande e no dia 26 de julho, encerrando a campanha, na comunidade de Distrito de Irrigação de Nupeba. Os pontos de recebimento funcionarão das 8h às 12h, conforme roteiro acima.

Todo o material devolvido será encaminhado à Central Campo Limpo de Barreiras, onde receberá a destinação correta, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais.

Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 95% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados. Esses índices transformaram o Brasil em líder e referência mundial no assunto. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Ascom Aciagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *