Irrigação associada à energia solar promete fortalecer agricultura familiar

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Irrigação associada à energia solar promete fortalecer agricultura familiar

Iniciativa integra um projeto audacioso, pioneiro no Estado, fruto da parceria entre o Iaiba e a NaanDanJain

O projeto Educação Transforma, que leva informação e conscientização ambiental e social às comunidades, chegou a todo vapor à APA da Bacia do Rio de Janeiro, no Oeste baiano. Após os treinamentos teóricos, frutos de uma parceria entre o Instituto Aiba (Iaiba) e a NaanDaJain – empresa referência em irrigação de baixo impacto -, a comunidade acaba de ser contemplada com um kit de irrigação por gotejamento, doado pela multinacional, que será uma unidade piloto associado à energia solar, como resultado do projeto mantido pelo Iaiba.

A boa notícia foi dada na última sexta-feira (12), durante o encontro na sede da Associação dos Produtores do Vale do Rio de Janeiro (Aprovale RJ), que reuniu pequenos agricultores das localidades e técnicos da Aiba, Iaiba, BNB, Ufob e UFV para discutirem temas importantes relacionados à produção sustentável e ao desenvolvimento econômico das comunidades.

O Presidente da Aprovale RJ, Jacson Teixeira, ratifica que a iniciativa de unir diversas instituições na unidade de conservação promove a transformação de vidas dos pequenos agricultores, principalmente através da transferência de tecnologia e conhecimento. “Todas as informações recebidas nos encontros tornam quem as recebem em multiplicadores. É sempre prazeroso quando recebemos a Aiba, Iaiba e demais parceiros, para somar e agregar conhecimento aos representantes de cada comunidade”, reforça.

Também constavam na pauta do encontro assuntos como a regularização da documentação de terras, demarcação de áreas, processo para plantio, acesso a microcrédito, entre outros. 
O evento contou, ainda, com a presença do engenheiro de Proteção Civil da cidade de Coimbra, em Portugal, Nuno Osório, que trabalha com o serviço de proteção civil e florestas, que falou da importância do “não abandono ao espaço rural” e, com sua experiência em queimadas, deu dicas aos produtores de como evitar pequenos acidentes que acabam culminando em grandes incêndios. Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *