Ministra da Agricultura apresenta planos do governo para o agronegócio durante visita à Bahia Farm Show 2019

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Ministra da Agricultura apresenta planos do governo para o agronegócio durante visita à Bahia Farm Show 2019

Produtores rurais, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e agentes financeiros recepcionaram a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (31). A presença da autoridade federal, que representou o presidente Jair Bolsonaro no evento, criou um ambiente propício ao debate sobre as questões urgentes para a agricultura brasileira. Os principais temas abordados foram: alterações no calendário do plano safra, medidas para conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento agrícola e incentivos à exportação.

“A agricultura é o único setor que tem dado certo no Brasil, e com 15 anos a Bahia Farm Show é uma das marcas desse desenvolvimento”, elogiou Tereza Cristina. “Temos no País, hoje, um grande momento para essa classe produtora, que foi sofrida, massacrada durante muito tempo por terem nos colocado contra a população urbana. Mas nós somos produtores, que vivemos nas propriedades rurais, colocando alimento barato e seguro no prato do brasileiro e gerando excedente para alimentar mais de um bilhão de pessoas no mundo”, refletiu.

O presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, prestou apoio ao trabalho do Ministério da Agricultura, mas fez questão de lembrar as demandas dos produtores. “Todo ano temos um plano safra. Deveríamos ter um plano agrícola por pelo menos 5 anos. Como o agricultor compra uma máquina, que custa R$ 1 milhão, pensando no planejamento de apenas um ano? Com um prazo mais amplo o produtor vai poder trabalhar com mais tranquilidade e estabilidade. É assim que a agricultura brasileira vai poder crescer da forma que o País e o mundo precisam”, enfatizou.  

A ministra garantiu que, apesar de não ter ainda um plano safra com prazo maior, o Governo Federal está trabalhando em ferramentas que possibilitem ao produtor um planejamento com prazo mais longo e com maior condição de previsibilidade. Ao final, Tereza Cristina colocou o Ministério da Agricultura à disposição, para atender as demandas da Bahia, representada no evento pelo secretário estadual da Agricultura, Lucas Teixeira; e o Tocantins, que teve o governador Mauro Carlesse como convidado. Depois do evento, a ministra participou de uma coletiva com a imprensa e visitou os estandes da Bahia Farm Show 2019, que segue até sábado (1) até as 19h. Ascom Bahia Farm Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *