Parceria entre empresários do agronegócio e Prefeitura de Barreiras beneficia pequenos produtores rurais

Instituto AIBA > Notícias > Fundesis > Parceria entre empresários do agronegócio e Prefeitura de Barreiras beneficia pequenos produtores rurais

A antiga Escola municipal Santa Terezinha, localizada às margens do Rio de Janeiro, na zona rural de Barreiras, está de “cara” nova. O imóvel passou por ampla reforma estrutural e cênica para abrigar a nova sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Retiro e São Vicente. A intervenção foi possível graças ao Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), mantido pelos produtores rurais associados da Aiba junto ao Banco do Nordeste.

O Fundesis destinou R$ 10 mil para as obras de revitalização do espaço, que estava desativado desde 2013, mas que agora terá nova funcionalidade devido a um Termo de Cessão de Uso concedido pela Prefeitura de Barreiras, disponibilizando a área para os pequenos agricultores. A inauguração da nova sede ocorreu na última sexta-feira (13), para a alegria da comunidade local. Além da reforma, o ambiente foi equipado através da parceria do Instituto Aiba (Iaiba), Fundação Solidariedad e The Sustainable Trade Initiative-IDH. Na ocasião, os equipamentos foram entregues à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Retiro e São Vicente, que pretende atuar no desenvolvimento da localidade. “O Fundesis, por meio do edital 01/2017, viabilizou a reforma do prédio cedido pela Prefeitura de Barreiras para a Associação. Já uma parceria do Instituto Aiba e Solidariedad IDH equipou o local com cadeiras, microfones, caixa de som, máquina fotográficas. Isso irá proporcionar à entidade um melhor suporte para poder investir, por exemplo, em cursos profissionalizantes para fortalecer a agricultura familiar”, disse a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé. Emocionado, o presidente da associação, Joacir Teixeira, agradeceu a todos os envolvidos na concretização desse sonho. “Hoje é um dia muito especial na história da nossa associação, pois, após 19 anos batalhando, conseguimos essa importante conquista que é a nossa sede. Iniciamos hoje uma nova história, pois passamos a existir de forma concreta. Agora, podemos dizer que temos um endereço fixo para as nossas reuniões, visto que ao longo desses anos nossos encontros eram realizados de baixo de arvores ou na casa de um associado”, comemorou.

Para o superintendente do Iaiba, Helmuth Kieckhofer, “a educação está aqui mais perto de vocês do que há alguns anos atrás, a exemplo das reformas que estão sendo realizadas nas escolas da zona rural, esse espaço representa uma conquista dos pequenos produtores rurais dessa comunidade, essa união alcança vários objetivos e projetos. Todas essas comunidades, como Val do Teiú, Retiro e São Vicente são nossos futuros. Esta alegria que nós temos toda vez que nós viemos aqui. Essa obra reflete a força de trabalho que há por trás disso, e é o exemplo de que quando se une as forças do produtor rural com a sociedade civil organizada e com o poder público é possível fazer muita coisa com tão pouco”.

De acordo com Cátia Alencar, a Associação hoje tem condições de se articular de forma mais eficaz no cenário local, bem como de ampliar o processo participativo de seus associados. Promover essa perspectiva no crescimento econômico e social da comunidade também é um dos objetivos da administração municipal. “Eu não tenho dúvida de que essa comunidade já é referência para as outras, a parceria com a Prefeitura de Barreiras começa não só pela disponibilidade do espaço, como também estamos abertos para multiplicar esses exemplos, fazendo com que a Associação do Retiro e São Vicente seja referência para outras comunidades. Ao trazer uma saudação do prefeito Zito Barbosa, reafirmamos seu compromisso de construir uma grande escola para atender estas comunidades, que irá beneficiar a todas as crianças dessa região. Enaltecemos a força da parceria e união com a Aiba, Fundesis, Inema, Associações dos Produtores e o apoio da Câmara de Vereadores”, destacou a secretária de educação, Cátia Alencar. O evento contou, ainda, com a participação da diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves; do secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demosthenes Júnior,  do coordenador regional do Inema, Saul Reis, além de vereadores, moradores da comunidade e estudantes da Escola Municipal Antônio Machado.   Ascom Aiba  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *