Programa Jovem Aprendiz Rural certifica mais de 60 jovens em Barreiras

Instituto AIBA > Notícias > Jovem Aprendiz > Programa Jovem Aprendiz Rural certifica mais de 60 jovens em Barreiras

Durante dez meses mais de 60 jovens participaram do Programa Jovem Aprendiz Rural, no qual tiveram aulas teóricas e práticas no contra turno escolar, monitoradas em ambiente controlado da Fazenda Modelo Paulo Mizote, no Projeto Irrigado de Barreiras Norte. Nessa quinta-feira (22) foi realizado a certificação da 13ª e 14ª turma.

Sob a coordenação do Instituto Aiba (Iaiba), foi implementada uma Fazenda Modelo com t oda a infraestrutura. A grade curricular foi montada baseada no calendário agrícola e readequada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e para serem selecionados os jovens passaram por triagem realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e são selecionados pelos produtores rurais, que os contrataram e remuneraram durante o período do Programa.

“Estive há pouco tempo aqui para inaugurar o Polo E-Tec Brasil de Educação à Distância e já fiquei impressionado com a Fazenda Modelo, regresso nesse momento tão importante e tenho mais que certeza que esse projeto é exemplar. O jovem que recebeu seu diploma aqui hoje não está cem por cento, mas adquiriu uma base muito melhor para lutar por vaga no mercado de trabalho”, declara o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Contratação que não demorou a acontecer para alguns dos jovem certificados, como é o caso de Benedito de Souza que no ato de sua certificação recebeu a notícia da analista de Recursos Humanos da Fazenda Busato, Erlandia de Souza, de que será contratado pelo Grupo, um dos maiores da região Oeste. “Não tenho palavras para agradecer tudo que o Programa Jovem Aprendiz me proporcionou. Obrigado aos produtores rurais e das entidades envolvidas que investem nessa ação de transformação. Porque muitos aqui tiveram a carteira assinada e a experiência do primeiro emprego através do Programa Jovem Aprendiz”, relata Benedito.

O Programa Jovem Aprendiz Rural foi criado para atender à Lei 10.097/2000, cujo texto determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de aprendizes. Em Barreiras, o Programa é coordenado pelo Senar/Faeb em parceria com Instituto Aiba e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e conta com o apoio do Cetep, Ministério do Trabalho, Codevasf e de algumas empresas do setor agrícola e associados da Aiba.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *