Treinamento promovido pela Aciagri qualifica profissionais de revendas e cooperativas agrícolas em casos de sinistros

Instituto AIBA > Notícias > Notícias > Treinamento promovido pela Aciagri qualifica profissionais de revendas e cooperativas agrícolas em casos de sinistros

Quem já presenciou ou passou por uma situação de risco, seja em casa ou no trabalho, sabe o quanto o pronto atendimento evita o agravamento clínico, independente do caso. Desde um pequeno estancamento de sangue até mesmo em casos mais graves, os primeiros socorros são procedimentos básicos para preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional ou uma equipe médica.

Com o intuito de orientar profissionais sobre tais procedimentos e de preservar a integralidade dos mesmos em casos de sinistros, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) promove anualmente, o curso de Primeiros Socorros e Formação de Brigadistas destinados aos colaboradores das revendas e cooperativas agrícolas associadas, funcionários das unidades Campo Limpo gerenciadas pela Associação e colaboradores internos. Nesta edição, entre profissionais em formação e àqueles em reciclagem, ou seja, que já passaram pela formação em 2017, foram mais 70 colaboradores qualificados. O treinamento aconteceu entre os dias 12 a 14 de setembro, em Luís Eduardo Magalhães.

Ministrado por profissionais locados no Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, o curso faz parte dos programas estratégicos de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural (PGSSMA-TR) da Associação. Dividido em dois momentos: teoria e prática, o curso enfatizou instruções de primeiros socorros em casos de fraturas, queimaduras, hemorragias, afogamentos entre outros, bem como a prevenção e o combate a incêndios, com simulação de princípio de incêndio.

De acordo com a profissional de Recursos Humanos da entidade, Tayonara Sales Sena, o curso atende a norma brasileira de segurança e trabalho (NBR 14276) que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

“Com o conhecimento e a qualificação adquiridos eles saberão proceder de uma maneira adequada, retirando as pessoas com segurança do lugar da situação de risco, evitando inclusive o pânico e o alarme próximo ao local”, explicou. “Nosso objetivo é garantir a integridade do quadro de colaboradores, principalmente em situações de perigo provocadas por acidentes”, completou. Desde 2017, o curso também passou a ser uma das condicionantes para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A faturista, Camila Santos Cunegundes Garcia que, participou pela primeira vez, destacou a importância do treinamento, principalmente na orientação correta dos procedimentos em eventuais situações dentro ou fora da revenda. “Essa foi minha primeira experiência e já deu para ter uma noção real de como agir, seja numa queimadura com procedimentos de primeiros socorros, com também em casos de princípios de incêndio”, disse Camila.

Região Rosário – Em Rosário, o curso de reciclagem acontecerá no dia 28 de setembro, das 08h às 18h, (com intervalo ao meio dia), no Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). As inscrições seguem abertas até o dia 18 de setembro, pelo link: https://goo.gl/YH816C.

Aciagri / Imagens: Júnior Ferrari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *